Offline
Conta de luz baixa no Ceará e sobe em Sergipe, Bahia e Rio Grande do Norte
22/04/2024 11:20 em Novidades

Os consumidores residenciais da Neonergia Coelba, Energisa Sergipe e Neoenergia Cosern - do Rio Grande do Norte - vão ter reajustes médios de 1,62%; 1,43% e 8,14% na conta de luz. Já os clientes residenciais da distribuidora Enel, no Ceará, terão uma redução média de 3,10% na tarifa de energia. Os percentuais foram definidos numa reunião da diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

O reajuste entra em vigor hoje para os clientes das quatro distribuidoras citadas acima. De modo grosseiro, para definir os reajustes anuais da conta de energia são somadas todas as despesas das distribuidoras e divididas por todos os consumidores daquela empresa, além de ser aplicado um percentual que repasse a inflação do período. A inflação acumulada nos últimos 12 meses ficou em 3,93% pelo IPCA, que indica a alta dos custos oficial do País, no período encerrado em março deste ano.

 

Nas decisões tomadas pela diretoria colegiada da Aneel, o que mais chamou a atenção foi o percentual negativo da Enel do Ceará. Segundo informações da própria Aneel, "os fatores que mais impactaram na redução das tarifas foram os custos com aquisição e atividades relacionadas à distribuição de energia".

Ainda de acordo com a agência, a redução dos custos com compra de energia da distribuidora cearense ocorreu principalmente, pela substituição da aquisição de energia de um contrato bilateral - como o nome diz feito por duas empresas - por uma compra na modalidade de Contrato de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR) com um "preço médio significativamente menor".

 

Os custos com a compra de energia caíram 18,85% e tiveram uma participação de -8,27% no atual decréscimo da conta média dos cearenses. Também caíram alguns itens cobrados pelo encargo setorial Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) como a conta covid, um empréstimo realizado para bancar a queda de receita que as distribuidoras tiveram com a pandemia da covid-19, entre outros. A Enel Ceará atende cerca de 3,9 milhões de unidades consumidoras.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!